O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é a maior Organização de Juventude de Portugal

O CNE – Escutismo Católico Português é uma Instituição reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo, conforme publicação no Diário de República nº 177, II série , de 3 de Agosto de 1983.

O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden Powell e no voluntariado dos seus membros.

O CNE está implementado em cerca de 1.100 agrupamentos locais em todos os concelhos do território continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, dispondo de uma rede de animação e coordenação territorial apoiada em meia centena de estruturas de núcleo e regionais, tendo como executivo nacional a Junta Central, que assegura a gestão e a implementação das políticas gerais e sectoriais do CNE.

Um Movimento da Igreja Católica
A dimensão espiritual e a formação cristã
O CNE é um movimento da Igreja Católica. Assim, está ciente das responsabilidades que lhe advêm desse facto, bem como daquelas que a Hierarquia e o restante Povo de Deus têm para com a Associação.

A Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho da vida em comunhão eclesial.
O nosso agrupamento nº 447 de Santiago de Bougado é constituído por cerca de 109 elementos. Tem como missão a formação de jovens com base no programa educativo do escutismo católico.

Agrupamento 447 do Corpo Nacional de Escutas de Bougado Santiago

O Escutismo é um Movimento Mundial, que tem por Missão contribuir para a educação dos jovens, partindo dum sistema de valores enunciado na Lei e na Promessa escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, ajudando a construir um mundo melhor, onde as pessoas se sintam plenamente realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.

O percurso escutista começa aos 6 anos como Lobito, e termina aos 22 anos como Caminheiro, depois de passar pelos Exploradores e pelos Pioneiros.

O Agrupamento 447 do Corpo Nacional de Escutas, foi fundado em Santiago de Bougado em 13 de julho de 1975, por um grupo de bougadenses, alguns dos quais já tinham sido escuteiros no Agrupamento 94 da vizinha paróquia de S. Martinho de Bougado.

Conta actualmente (2016) com um efetivo de 110 elementos, 15 dos quais são dirigentes voluntários que estão integrados nas várias equipas de animação das secções.

O número de elementos neste agrupamento tem-se mantido constante ao longo dos anos, uma vez que o número das novas admissões, tem sido idêntico aos que terminam a sua caminhada escutista.

Estamos desde 1975 a promover bom Escutismo junto das crianças e jovens de Santiago de Bougado.  Participamos também em vários momentos pastorais da comunidade em colaboração com o nosso assistente eclesiástico.

A direcção...

Quem quiser fazer parte do Agrupamento de Escuteiros deve ser católico idóneo e praticante, e no caso de ser criança, deve estar a frequentar a catequese paroquial.Para mais informações podem dirigir-se ao Cartório Paroquial ou ao coordenador do grupo.

Coordenador: chefe Luís Neves

LINK: CNE - Escutismo